Dicas para controlar o desejo por doce

Autor: Dra. Carolina Pimentel
Nutricionista orienta como lidar com a tentação pelo açúcar, sem colocar a dieta em risco

Nutricionista orienta como lidar com a tentação pelo açúcar, sem colocar a dieta em risco

 

Nós comemos por motivos que vão muito além da necessidade biológica. E no mundo em que vivemos, somos estimulados por alimentos gostosos, como os doces, que simplesmente nos despertam a vontade de comer. Mas também comemos porque estamos felizes, tristes ou tediosos. Isso é normal e não causa obesidade desde que não seja uma compulsão.

E é para evitar esse quadro impulsivo, no qual a pessoa não tem um “freio” que é importante satisfazer nossas vontades. “Os doces não são proibidos, mas devemos fazer boas escolhas, possibilitando escolher um lanche mais saudável e que traga benefícios para a saúde”, explica a nutricionista, Dra. Carolina Pimentel, membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition.

Segundo a nutricionista, é importante lembrar que a necessidade de consumir açúcar (carboidratos) também pode ser fisiológica, já que ele é a principal fonte de energia usada pelo corpo, principalmente pelo cérebro.

A seguir, confira algumas dicas para controlar esse desejo e substituições saudáveis para apostar, sem colocar a dieta em risco:

Coma doce na hora certa

Evite consumi-los em jejum. “O melhor momento é sempre depois da refeição. E por estar saciada, provavelmente, você vai comer em menor quantidade”, fala Dra. Carolina.

Faça boas escolhas

Que tal escolher uma sobremesa saudável à base de fruta? “Doce de banana, compotas ou frutas em calda saciam a vontade por doce e ainda oferecem vitaminas, fibras e outros nutrientes para o organismo”, sugere a nutricionista.

Outra opção são os doces com castanhas, já que as gorduras boas diminuem a velocidade de absorção do açúcar, e as barras de proteínas. No entanto, se você não abre mão do chocolate, prefira as versões com mais cacau. Ele é rico em antioxidantes, que ajudam a proteger a saúde do coração, além de serem aliados da imunidade e da pele.

Coma pequenas porções

Consumir doce em pequenas quantidades vai ajudar você a matar sua vontade sem colocar sua dieta em risco. E afasta a fissura e as chances de uma compulsão. Que tal dividi-lo com um amigo?

Aposte no triptofano

Alimentos ricos nessa substância ajudam no bem-estar e na melhora do humor, uma vez que agem na produção de serotonina. “Eles ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade e a controlar a vontade por açúcar”, coloca a nutricionista. Aposte em abacate, banana, queijo, amendoim, castanha-do-Pará e ovo.

Maneire no carboidrato simples

Alimentos ricos em carboidrato simples, como pães e massas, aumentam a glicemia de maneira rápida. Por isso, prefira os carboidratos integrais, que mantêm os níveis de açúcar no sangue equilibrados.