Festas – Como evitar o ganho de peso durante as festas

Autor: Herbalife Nutrition
Dicas para evitar o ganho de peso nas ceias do final do ano

Dicas para evitar o ganho de peso nas ceias do final do ano

 

Manter um estilo de vida saudável e ativo deve ser um compromisso para toda a vida. Afinal de contas, para obter resultados duradouros é preciso ser saudável constantemente. Mas, dá para aproveitar as festas de final de ano sem exageros e manter-se no foco!

A seguir, confira seis dicas do médico nutrólogo Dr. Nataniel Viuniski, especialista em obesidade e membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife Nutrition, sobre como curtir as festas, sem perder a boa forma.

1- Faça um lanche antes da ceia

Pode parecer contraditório, mas fazer um lanche vai ajudar você a não comer em excesso e fazer escolhas mais saudáveis. Por isso, consuma lanches saudáveis e ricos em proteínas antes de sair de casa para se sentir saciado. Pode ser um iogurte natural, um ovo ou um shake proteico.

2- Concentre-se nas pessoas, não na comida

A temporada de festas é uma grande oportunidade de se reconectar com amigos e entes queridos. Então, aproveite esse momento com todos eles e movimente-se! Caminhe pelo lugar, acompanhe a prima distante em uma tarefa, brinque com os sobrinhos e seja voluntário para lavar a louça depois. Tudo isso ajudará a queimar calorias!

3- Coma consciente

A primeira coisa que você deve fazer é avaliar a mesa e definir quais serão as suas opções de pratos. Comece sempre com um prato de saladas, depois vá para as tradicionais carnes de ceia, como peito de peru e peixes, que são ótimas opções magras e saborosas. Atente-se para o consumo de “calorias vazias” de bebidas, como álcool e refrigerantes. 

4- Observe o tamanho das suas porções

Lembre-se de quanto você consome no dia a dia e pare de comer quando estiver satisfeito. Muitas pessoas comem até passarem mal!

Faça refeições equilibradas com proteínas e alimentos com muita fibra. Se tem a intenção de comer uma sobremesa, diminua a porção de arroz, batatas, farofas e outros carboidratos.

5- Compartilhe seus objetivos

Ficar focado poder ser difícil, principalmente se você estiver lidando sozinho com a situação. Por isso, ter o apoio de pessoas que conheçam seus objetivos e pontos fortes e fracos pode ser bom para a manutenção de um estilo de vida saudável.

6- Exercite-se no dia seguinte

Não sinta culpa pelo eventual excesso que consumiu. Vá à academia, nade, pedale ou faça uma caminhada. Que tal uma corrida pela manhã para colocar em prática sua resolução de ano-novo? Aliás, aproveite para dançar com as pessoas que você ama. Isso fará bem para seu corpo e para as suas emoções.