Diferenças entre as bebidas vegetais e o leite

Autor: Herbalife Nutrition
Entenda quais são as melhores opções vegetais para substituir a tradicional bebida

Entenda quais são as melhores opções vegetais para substituir a tradicional bebida

 

Segundo pesquisa Nielsen de 2016, 20% dos brasileiros estão à procura de alternativas ao leite de vaca ou de outra espécie animal. Diante desse cenário, as bebidas vegetais se tornaram ótimas opções para esses consumidores que buscam uma alimentação nutritiva e sem lactose.

Antenada nessas tendências, a Herbalife Nutrition, empresa Global de Nutrição, oferece o NutreV. Trata-se de um alimento à base de proteína isolada de soja, indicado para dietas com restrição à lactose e para quem deseja uma alimentação saudável e rica em nutrientes.

Mas será que as bebidas vegetais, como as de soja, de aveia, de arroz e de castanhas oferecem as mesmas propriedades que o leite? Confira as comparações a seguir:

 

*USDA (http://tabnut.dis.epm.br/)

**Média das marcas do mercado           

Proteínas

As bebidas vegetais produzidas à base de proteína isolada de soja contém praticamente a mesma quantidade em relação ao leite de vaca semidesnatado: “São, em média, 6,27 g de proteína contra 6,6 g do leite em 200 ml e com alto valor biológico, ou seja, tem grande aproveitamento pelo organismo, além de todos os aminoácidos essenciais”, fala o médico nutrólogo e membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nutrition, Dr. Nataniel Viuniski. Já o NutreV, se destaca e oferece 7,44 g de proteínas em 200 ml — 15% a mais comparado ao leite e à média das bebidas à base de soja do mercado. 

No entanto, a bebida de arroz, aveia e castanhas perdem nesse item, pois têm menos da metade da quantidade de proteínas, além de não possuírem todos os aminoácidos essenciais.

Cálcio

As bebidas de arroz e as de soja são as que mais se destacam com, em média, 267 mg e 255 mg de cálcio, respectivamente, contra 240 mg do leite de vaca. NutreV, por exemplo, tem a mesma quantidade desse mineral do que o leite de vaca semidesnatado. 

Gordura

As bebidas vegetais não têm colesterol, mas, ainda assim possuem gorduras. A de amêndoas e boa parte das bebidas de soja apresentam uma quantidade de gordura igual ou maior em relação ao leite de vaca semidesnatado. Já o NutreV oferece apenas 0,96 g em 200 ml. 

Carboidratos

A maioria das bebidas vegetais traz quantidades desses macronutrientes iguais ou superiores às do leite. A exceção fica por conta da bebida de amêndoas, com apenas 1/3 dos carboidratos. Por outro lado, NutreV possui 12 g de carboidratos em 200 ml, ou seja, é uma ótima opção para garantir energia para atividades diárias. 

Mais sobre NutreV 

Além de se destacar na quantidade de proteínas e cálcio, e apresentar baixo teor de gordura, NutreV oferece 3 g de fibras por porção e outras vitaminas e minerais essenciais para o organismo.

O produto é versátil e pode ser utilizado em diversas receitas, substituindo o leite na mesma proporção, como cremes, smoothies, vitaminas, muffins, crepes, panquecas, além do famoso Shake Herbalife Nutrition.

NutreV vem em embalagem de 672 g e rende 21 porções. Para prepará-lo, basta misturar na shakeira ou no liquidificador 2 e 1/2 colheres de sopa do pó (32 g) em um copo com 250 ml de água quente ou gelado. Pronto! Use-o como preferir.

 

*Alimento com Proteína Isolada de Soja Fortificado com Vitaminas e Minerais. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE SOJA, LEITE e PEIXE. NÃO CONTÉM GLÚTEN.