A importância das fibras na alimentação

Autor: Dra. Carolina Pimentel
Você conhece a importância das fibras nos alimentos? Venha conferir este artigo especial

Entenda o papel delas no bom funcionamento do intestino e n a saúde

 

As fibras não são fontes de energia (calorias), mas elas têm uma função fundamental no bom funcionamento do intestino e, consequentemente, na saúde.

Segundo a Dra. Carolina Pimentel, nutricionista, Ph.D. em Ciências da Nutrição e Membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition, as fibras são divididas entre solúveis, como a inulina e beta-glucana (presente na aveia) que formam um gel ao entrarem em contato com a água, aumentando a viscosidade do conteúdo no estômago e proporcionando maior volume, oferecendo mais saciedade, e lubrificação das fezes. Já as insolúveis, como a celulose, contribuem para o aumento dos movimentos intestinais. “A combinação dos dois tipos de fibras contribui para a saúde do intestino e previne quadros de prisão de ventre quando associada a uma alimentação saudável e à prática regular de atividade física. É importante lembrar também que o consumo de água é imprescindível para obter os benefícios das fibras”, enfatiza Dra. Carolina.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação de consumo de fibras é de 25 gramas por dia, sendo que as principais fontes são as frutas, as verduras, os legumes e os cereais integrais. Só não vale exceder muito essa quantidade, uma vez que pode levar ao aumento da formação de gases no intestino, causando distensão e dor, além de prejudicar a absorção de vitaminas e minerais.