Porque o colágeno é o suplemento do momento

Autor: Dra. Carolina Pimentel
Você sabia que o colágeno com Whey Protein sacia e cuida da pele? Venha conferir este artigo especial

Ele contribui para um estilo de vida saudável e ativo, além de trazer benefícios para a beleza e contra os efeitos do envelhecimento. Por isso, virou um sucesso no mercado wellness

 

Durante muito tempo, existiu a ideia de que o colágeno era uma fonte de proteína incompleta, já que não possui a maioria dos aminoácidos essenciais para o organismo do ponto de vista nutricional. Mesmo assim, ele ficou famoso por conta das gelatinas comestíveis.

Mas o fato de o colágeno compor 30% do nosso corpo fez com que ele se tornasse muito mais interessante para ser consumido.

Para se ter ideia, ele representa um quinto do total da nossa massa óssea, 80% da pele e 70% da cartilagem, além de tendões e músculos. E é o responsável pela estrutura e sustentação dos vários tecidos do corpo.

No entanto, a partir dos 25 anos, sua produção no organismo reduz 1% ao ano, sendo agravada nas mulheres após a menopausa, quando passa a diminuir 2% ao ano, levando à osteoporose, dores e desgastes nas articulações, flacidez e à perda de massa magra.

Independente da matéria-prima animal da qual ele foi retirado (boi, porco, frango ou peixe), todos os colágenos oferecem benefícios. Mas é na forma de frações peptídicas — com as moléculas quebradas por um processo de hidrólise —, que ele é capaz de estimular células específicas do corpo a produzirem o colágeno natural.

Os chamados colágeno tipos 1 e 3, por exemplo, atuam na saúde da pele em doses mais baixas. E as dosagens mais elevadas são indicadas para a saúde das articulações, conforme as necessidades individuais. Já o colágeno tipo 2 também é usado para saúde articular, mas em doses muito mais baixas. Existem ainda aqueles específicos para o fortalecimento de ossos, ligamentos e tendões, assim como para o ganho de massa muscular.

Várias pesquisas clínicas reforçam a segurança e a eficácia desse nutriente. Uma delas, realizada com um tipo específico de colágeno hidrolisado, quando consumido diariamente na quantidade de 2,5 g por dia, mostra um aumento de 65% na produção de colágeno na pele e uma redução de 20% nas rugas em quatro semanas. E ainda apresenta efeitos positivos na hidratação, na elasticidade e na aparência saudável da pele. Outro estudo comprova que o suplemento é capaz de reverter quadros de unhas fracas e quebradiças após dois meses de uso contínuo. E contribui para a redução do grau da celulite após 3 a 6 meses de suplementação.

Suplementos com esse ingrediente surgem para contribuir de dentro para fora com a sua beleza e ainda para um estilo de vida saudável e ativo, além de serem um reforço contra os efeitos do envelhecimento. Por isso, vale uma conversa com seu nutricionista ou médico para saber o melhor tipo de colágeno para suas necessidades.

 

Fonte: Dra. Carolina Pimentel, nutricionista, membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition, com Mestrado e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. E tem uma larga experiência na área de docência, pesquisa e no suporte científico à indústria. Também possui diversas publicações, entre elas, o livro “Alimentos Funcionais: Introdução aos Compostos Bioativos”.