Confira táticas de como aproveitar as delícias do inverno sem arriscar a dieta e o esforço do ano todo
Hidrate-se!
Mesmo quando não estiver com sede, lembre-se que o corpo precisa se manter hidratado em qualquer época do ano. “Além da água, os chás são uma ótima opção, pois ajudam a aquecer com poucas calorias. Opções com cafeína são uma boa pedida porque aumentam sua energia!”, sugere o médico nutrólogo, membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife Nutrition, Dr. Nataniel Viuniski.
Faça trocas inteligentes
Se bater aquele desejo por chocolate, prefira as versões amargas (acima de 70% de cacau). “E invista nas frutas grelhadas, assadas ou cozidas. Banana, maçã e pera ficam muito saborosas quentes”, indica o médico nutrólogo.
Não deixe verduras e legumes de lado
Se a salada fria não te apetece no inverno, opte por legumes grelhados, cozidos ou a vapor. Algumas folhas, como escarola e espinafre, também ficam uma delícia refogadas.
Aposte nos temperos
Incluir especiarias como pimenta, gengibre e canela em suas preparações ajuda a intensificar o sabor do inverno sem acrescentar calorias. “Alguns deles ainda têm ação termogênica, que eleva a temperatura do corpo e ajuda a queimar mais calorias”, lembra o médico.
Aproveite o melhor das sopas!
Prefira verduras, legumes e temperos frescos para serem a base desse prato e eleja apenas um tipo de carboidrato para incluir (batata, macarrão, arroz ou mandioquinha).
Fracione as refeições
Como o organismo precisa trabalhar mais para manter a temperatura corporal, a sensação de fome pode aumentar. Por isso, faça pequenos lanches entre as principais refeições e inclua proteínas e/ou fibras, que garantem mais saciedade.
Capriche nas proteínas
Elas saciam porque dão mais trabalho para serem digeridas e fazem o corpo gastar mais energia durante a digestão, por isso são naturalmente termogênicas. Opte por opções magras, como iogurtes desnatados e barras de proteína.
Xô preguiça!
Não deixe que o desânimo tome conta de você. Começar a atividade física pode ser difícil, mas depois você se sentirá muito mais disposto.
Dê olho nas massas
Os carboidratos oferecem energia para o corpo enfrentar o frio, mas prefira massas integrais e os molhos à base de tomate ou bolonhesa, que são menos calóricos.
Seu shake com a cara do inverno
Crie receitas quentinhas com o seu shake para elevar a temperatura do seu corpo nos dias frios. Coloque especiarias da época, como canela e garanta um toque especial.