Inverno - 5 dicas para manter controlar o peso no inverno

Autor: Dr. Nataniel Viuniski
Médico nutrólogo dá dicas para driblar a fome que surge nos dias frios

Médico nutrólogo dá dicas para driblar a fome que surge nos dias frios

 

Você já percebeu que sente mais fome nos dias mais frios? Isso realmente acontece porque as temperaturas baixas estimulam o cérebro a procurar alimentos que nos aqueçam e que sejam capazes de fornecer energia de maneira rápida para o corpo, como os carboidratos simples e as gorduras, por exemplo. 

Para não cair em ciladas, o médico nutrólogo, Dr. Nataniel Viuniski, especialista em obesidade e Membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife Nutrition, dá cinco dicas para manter uma rotina saudável e a boa forma, mesmo nos dias mais frios.

1- Coloque sopa no cardápio

Como a sopa é a queridinha da estação, escolha opções equilibradas, com ingredientes variados, além de fibras e proteínas, que ajudam a aquecer o corpo e a controlar o apetite. A Herbalife Nutrition oferece duas opções de sopas:

• A NutriSoup¹ é um substituto parcial de refeição que possui apenas 202 calorias por porção quando preparada com leite semidesnatado. Ao ser preparada conforme o rótulo, a sopa fornece aproximadamente 17g de proteínas de alto valor biológico (proteína isolada de soja), 3,2 g de fibras, 23 vitaminas e minerais. Por isso, é uma ótima opção para as pessoas que buscam uma alternativa de refeição prática, saudável e com calorias controladas.

• As Sopas Instantâneas Herbalife Nutrition² são indicadas para o lanche. Cremosas e saborosas, oferecem, aproximadamente, 90 calorias, 3 g de fibras e 5 g de proteínas. Também são fontes de fibras e ricas em vitaminas e minerais e têm, em média, 39% menos sódio do que uma sopa instantânea tradicional.

2- Mantenha sua rotina de exercícios

Os dias frios provocam uma queda nos níveis de serotonina, hormônio responsável por regular o sono, o humor e a saciedade. Por isso, mesmo que esteja muito frio, mantenha sua rotina de atividade física. Além de espantar o frio, malhar vai fazer muito bem para seu humor. Exercícios como a caminhada ajudam até a regular o apetite, segundo estudos. 

3- Diferencie gula e fome

Sinais de gula geralmente são: ter vontade de comer alimentos mais gordurosos e calóricos, ou simplesmente querer mastigar algo enquanto vê televisão, ou quando acontece uma situação que gere ansiedade. Portanto, avalie qual é o caso.

4- Capriche na proteína

Se você não abre mão do carboidrato, a dica é combiná-lo com uma porção caprichada de proteína. Além de ajudar a reduzir o índice glicêmico total do prato, a proteína tem uma digestão mais lenta e, por isso, mantém a saciedade por mais tempo.

5- Não esqueça a hidratação!

No frio, apesar de sentimos menos sede, a recomendação continua a mesma: consumir 2 litros de água por dia, em média. Para ajudar, você pode optar também pelas bebidas quentinhas.

 

¹ Pó para o preparo de sopa para controle de peso. Este produto não deve ser usado na gestação, amamentação e por lactentes, crianças, adolescentes e idosos, exceto sob indicação de médico ou nutricionista. Ao consumir este alimento aumentar a ingestão diária de água.  CONTÉM GLÚTEN.*
² Mistura para sopa instantânea. CONTÉM GLÚTEN.*
*ALÉRGICOS: consulte os rótulos dos produtos no catálogo ou www.herbalifenutrition.com.br.