Conheça os três pilares fundamentais para a perda de peso e para se manter saudável a longo prazo
Antes de começar uma dieta, muitas pessoas se perguntam o que é melhor para emagrecer: dieta, exercício físico ou terapia para mudança de comportamento? O Dr. Julián Álvarez Garcia, especialista em medicina esportiva e fisiologia do esporte, defende: “Os três pilares são importantes. Uma dieta com calorias controladas, fazer exercícios físicos diariamente e trabalhar o comportamento é o ideal para atingir e manter as metas planejadas”.
Para o especialista, estes pilares se complementam — cada um auxiliando em um aspecto e apoiando a mudança de hábitos — e contribuem para manter o objetivo atingido após a perda de peso, uma vez que estimulam a mudança verdadeira do estilo de vida.
Uma dieta para emagrecimento deve se basear também em calorias controladas. “Comer porções menores ou escolher alimentos menos calóricos e com mais nutrientes são bons caminhos”, afirma Dr. Garcia. “Além disso, pode-se utilizar a estratégia dos Substitutos Parciais de Refeição, como os shakes e sopas que garantem, não só o controle de calorias, mas também todos os nutrientes necessários para o organismo”.
Ser ativo e ter um plano de exercícios físicos estruturado ajuda a queimar mais calorias do que você consome, que é o objetivo principal de quem quer reduzir o peso e mudar sua composição corporal. “A Organização Mundial da Saúde recomenda fazer de 30 minutos de atividade física todos os dias da semana”, explica o especialista.
Já a terapia comportamental ajudará a mudar a maneira como você lida com a comida e seus hábitos de exercício. “Você aprende a pensar e agir de forma diferente para que possa manter o seu programa de perda de peso. Também significa mudar os costumes que fizeram você ganhar o peso extra”, finaliza o especialista.