A sensação de desconforto e o inchaço abdominal podem ter diversas causas, algumas mais conhecidas, como intolerâncias alimentares ou retenção de líquido no período pré-menstrual, e outras nem tanto.
Segundo Dr. Nataniel Viuniski, médico nutrólogo e membro do Conselho para Assuntos de Nutrição Herbalife Nutrition, diversas bactérias benéficas vivem no intestino e têm um papel importante no processo digestivo. Entenda mais sobre o assunto e sua relação com o inchaço da barriga.
Existem bactérias que moram dentro da sua barriga?
Dr. Nataniel: É isso mesmo! Não se assuste. Apesar da palavra bactéria estar muito associada às doenças, nem todas elas fazem mal à saúde. Elas compõem o que chamamos de microbiota intestinal, que é a população de micro-organismos que vivem no intestino, e têm um papel importante na digestão e absorção dos nutrientes que consumimos.
Como as bactérias podem causar o inchaço?
Dr. Nataniel: Quando a população de bactérias benéficas está em desequilíbrio e a quantidade de bactérias ruins aumenta, acontece o que chamamos de disbiose, condição que pode apresentar desconforto e inchaço abdominal. A má alimentação pode ser uma das causas dessa descompensação, já que as bactérias “ruins” têm preferência por gordura, açúcares e farinhas refinadas, contribuindo para o aumento delas no intestino. Por isso, esses alimentos devem ser consumidos com moderação. Outros fatores, como falta de descanso e estresse também podem desequilibrar a microbiota.
Como é possível estimular mais bactérias boas?
Dr. Nataniel: Um dos principais alimentos das bactérias benéficas são as fibras. Por isso, é importante investir em uma alimentação balanceada com alimentos fontes de fibras, como frutas, legumes, verduras e cereais integrais.
A recomendação diária da Organização Mundial da Saúde (OMS) de consumo de fibras é de 25 g por dia, valor que pode ser atingido também pelo consumo de suplementos de fibras disponíveis em diversos formatos no mercado, como pó sem sabor, tabletes e bebidas.