Colágeno em cada idade

Autor: Herbalife Nutrition
Aprenda todos os benefícios do colágeno para cada idade

Saiba a importância do colágeno em cada etapa da vida e por que você deveria consumi-lo

 

O colágeno é um dos principais componentes do corpo. Ele representa cerca de 30% de toda a proteína do organismo e em torno de 80% do peso seco da pele. No entanto, sua produção é impactada por diversos motivos no decorrer dos anos, segundo o médico nutrólogo Nataniel Viuniski, especialista em obesidade e Membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife Nutrition.

A seguir, entenda por que você deve apostar no colágeno em cada fase da vida:

Aos 20 anos

Por volta dos 25 anos, começa a existir a perda de 1% de colágeno ao ano. Por isso, já nessa idade é interessante consumir produtos com essa proteína. “Usar os suplementos de colágeno antes dos 30 anos pode favorecer um armazenamento maior dele nos tecidos, mas é importante lembrar que os cuidados com a hidratação e proteção solar da pele vão ser decisivos, bem como uma alimentação saudável e a prática de atividade física adequada”, coloca Dr. Nataniel.

Aos 30 anos

Agora, o uso de suplementos de colágeno torna-se uma regra, já que é possível perceber alguns efeitos de sua baixa no organismo.

A pele, por exemplo, perde um pouco de tônus, o que também facilita o aparecimento da celulite, causada principalmente por distúrbios na matriz dérmica junto com o excesso de gordura e o acúmulo de líquidos entre as células, formando as irregularidades. “A suplementação com colágeno hidrolisado proporciona um estímulo na formação da matriz extracelular, melhorando a estrutura da superfície da pele, auxiliando na redução da celulite”, explica Dra. Carolina Pimentel, nutricionista e membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition.

Um estudo2 realizado em 105 mulheres com idades entre 25 e 50 anos mostra que a ingestão de 2,5 g de Peptídeos Bioativos de Colágeno® por dia contribui para a redução do grau da celulite na pele após uso diário de 3 a 6 meses de suplementação. A pesquisa também constatou mudanças na densidade da pele por conta do aumento da elastina e do colágeno.

Aos 40 anos

A deficiência do colágeno causa a flacidez, a desidratação e perda da elasticidade da pele, intensificando o surgimento das rugas e da flacidez, além da diminuição da espessura do fio capilar. Por isso, é comum muitas mulheres reclamarem de mudanças no volume do cabelo e de unhas fracas e quebradiças nessa faixa etária. “O colágeno tem uma ação importante na matriz das unhas e dos fios de cabelo, onde os minerais se fixam. Assim, os deixa mais fortes, resistentes e brilhantes”, explica Dra. Carolina.

Esse benefício é reforçado pelo estudo3 realizado com os Peptídeos Bioativos de Colágeno® e que atesta o suplemento como sendo capaz de reverter quadros de unhas fracas e quebradiças após dois meses de consumo.

Aos 50 anos+

Nessa etapa da vida, a produção de colágeno pelo organismo está ainda mais reduzida — em torno de 33% de sua capacidade inicial. E além das rugas, é comum também haver perda de massa magra, já que a menopausa contribui para que isso aconteça.

Os ligamentos e as articulações também perdem elasticidade e a densidade dos ossos diminui. Por isso, o consumo de suplementos de colágeno nessa fase é imprescindível!

“A diminuição do colágeno na derme, o desgaste da cartilagem das articulações e a perda de densidade e estabilidade óssea podem ser evitados pela ingestão adequada de colágeno”, coloca a nutricionista. E por se tratar de uma proteína, ele também contribui para o ganho de massa magra quando aliada à prática de exercícios físicos”, coloca a nutricionista.

 

1Conforme estudo realizado pela GELITA AG.
2One-Way ANOVA, Fischer post-test, publication pending.
3JOURNAL OF MEDICINAL FOOD, J Med Food 00 (0) 2015, 1–9, DOI: 10.1089/jmf.2015.0022, Dietary Supplementation with Speci c Collagen Peptides Has a Body Mass Index-Dependent Bene cial Effect on Cellulite Morphology.
Michael Schunck, 1 Vivian Zague, 2 Steffen Oesser, 1 Ehrhardt Proksch, 3.